Atualmente a construção civil passa por vários desafios e mudanças, construir um estabelecimento, uma residência sustentável remete principalmente a questão da energia renovável e reaproveitamento da água de chuva.
As necessidades colocadas pelos consumidores quanto ao uso de combustíveis são cada vez mais exigentes, pois a todo momento eles estão mais antenados com o tipo de consumo favorável ao meio ambiente e ao bolso. Estão certos de que os investimentos estão voltados para os carros elétricos e energia solar.
Com a energia solar fotovoltaica ele consegue atender estas necessidades de forma prática e econômica, gerar sua própria energia tem se tornado um dos melhores investimentos sem risco e com retorno a curto prazo (aprox. 3/4 anos). A possibilidade de recarregar o carro elétrico com a energia do sol, sem custo, é o futuro presente.
O uso da energia sustentável pode proporcionar muitas vantagens para as construções e para o meio ambiente. Ela prioriza o uso de fontes renováveis de energia e garante economia financeira aos seus usuários.
Trata-se de um assunto que está sendo cada vez mais discutido e visto na sociedade, seja em obras comerciais, pousadas, hotéis, clínicas e em residências. As tecnologias sustentáveis maisconhecidas e aplicadas atualmente no Brasil são:
• Sistema de Energia Solar Fotovoltaico;
• Energia eólica;
• Cisternas (reaproveitamento de água da chuva);
• Telhados verdes;
• Uso de materiais biodegradáveis.
Portanto, a utilização destas tecnologias em diferentes projetos construtivos, geram várias vantagens:
– Economia financeira: A tecnologia sustentável pode requerer um valor expressivo em um primeiro momento, visto a demanda do planejamento do projeto, os equipamentos e os materiais necessários para execução e instalação dos sistemas. Entretanto, em curto prazo é possível ter o retorno sobre o investimento, como já dito.
– Preserva o meio ambiente: As fontes de energia renováveis são inesgotáveis e não prejudicam à natureza, como acontece na exploração dos combustíveis fósseis, por exemplo.
Entretanto, ao aplicar e utilizar tecnologia sustentável, é preciso contar com uma mão de obra qualificada e preocupar-se também com o entorno da obra, dispensando impactos negativos à natureza, utilizando materiais biodegradáveis e evitando o desperdício dos mesmos.
– Valorização imobiliária: Tecnologias sustentáveis são inovadoras e agregam valor imobiliário ao estabelecimento/residência, visto o custo-benefício que esses sistemas conferem para quem mora, trabalha ou transita nesses imóveis, como bem-estar, conforto térmico e acústico aos ambientes.
– Facilita o acesso a programas de incentivo a propriedades que buscam proteger o meio ambiente, por exemplo: IPTU verde. Já existem cidades no Brasil que praticam o IPTU verde dando desconto na anuidade.
– Certificado de Energia Renovável: principalmente para o comércio, clínicas, pousadas e hotéis, já é possível certificar as instalações com energia renovável, podendo assim explorar formalmente, nas redes sociais, como defensor da natureza.