Um projeto de modernização está sendo desenvolvido para o estádio do Morumbi em São Paulo, no projeto várias tecnologias estão sendo incluídas para otimização da estrutura. Entre as tecnologias cotadas para o projeto está a implantação de uma usina de geração de energia solar.
A diretoria do São Paulo já negocia com parceiros para instalar placas solares logo acima das fileiras externas das arquibancadas do estádio, que no projeto serão cobertas. Além disso, a intenção do clube é instalar placas solares fotovoltaicas de 7 metros ao redor do estádio, para utilização própria e também para créditos com a concessionária de energia elétrica convencional. Com isso, o São Paulo tem o objetivo de instalar sua própria usina solar.
O projeto já é considerado o mais inovador montado pelo clube, podendo chegar até cinco lances de arquibancada coberta pelas placas solares.
A utilização da energia solar fotovoltaica já pode ser vista em estádios de futebol desde 2014. A Copa do Mundo que aconteceu no Brasil tornou visível a possibilidade da tecnologia atrelada ao futebol. Como a energia cumpria todos os padrões FIFA, e além disso, contribuía com a economia, foi rapidamente inclusa na operação das novas arenas.
Um dos estádios que recebeu as placas solares fotovoltaicas foi o Mané Garrincha, em Brasília. Com data de inaugaração em 2013, o estádio contou com a instalação de placas que captam 2,5MWp. Os painéis fotovoltaicos ficam na cobertura do estádio – área de 15 mil m² – e cerca de 75% da área coberta. A energia gerada consegue alimentar mais de 60 mil residências.
A Ensolar atende empresas, industrias, companhias e demais áreas empresariais, proporcionando serviço de qualidade, com ótimo custo-beneficio e economia. Faça já seu orçamento ou venha ser um de nossos representantes.