A tecnologia da energia solar fotovoltaica avança cada vez mais, hoje, não somente residências, empresas e industrias, mas também carros e barcos. O avanço faz com que até mesmo competições já utilizem das placas solares como fonte principal de energia.
Competições estas que o Brasil já realiza, na última semana o Rio de Janeiro recebeu o 5º Desafio Solar Brasil, em Armação de Búzios, na Região dos Lagos do Rio. Neste ano, a grande novidade foi que todas as embarcações competidoras eram elétricas movidas a energia solar.
Segundo a organização do evento todos os barcos competidores estão mais leves e econômicos em relação a anos anteriores. Soma-se isso ao fato de todos os alunos participantes do projeto terem uma fase prévia de testes antes de participarem da competição, o que torna o desafio ainda mais sério.
Ainda segundo a organização, com as equipes mais técnicas os projetos são aprovados antes do evento, para que tudo ocorra como o combinado.
Apesar da competição valer o título, o objetivo principal do evento é mostrar a alta capacidade e eficácia da energia solar fotovoltaica em diversas áreas. Em declaração os organizadores exaltaram a participação de alunos de diversos estados e que o conhecimento foi o principal objetivo.
Fonte: G1
Foto: Paulo Henrique Cardoso/Inter TV