A primeira usina híbrida de geração de energia do país será instalada em Minas Gerais. O projeto é pioneiro na geração de energia solar fotovoltaica através de uma usina. A Cemig, responsável pelo projeto já realizou pesquisas e a usina será instalada na cidade de Grão Mogol, no norte de Minas, o investimento será de mais de 20 milhões, já com recursos de pesquisa e desenvolvimento de projetos.
O que mais chama a atenção é a inovação a ser aplicada, já que serão instalados painéis fotovoltaicos flutuantes em um lago do reservatório que faz parte de uma hidrelétrica já existente. Além disso, o projeto permitirá um estudo de conexão de duas fontes de energia diferentes, o que rende crescimento e expansão para a região.
O prazo de instalação é de quatro anos, porém a geração de energia já pode ser iniciada em até um ano. Segundo a empresa, o projeto promoverá de forma social a região onde será instalada e o desenvolvimento econômico.
Além disso, o projeto tem objetivo de aproveitar as condições boas de luminosidade da região para a produção de energia elétrica. Pesquisas apontaram que o norte de Minas possui o melhor potencial para a geração de energia solar do estado, além desse dado, o estudo também mostrou que a região tem capacidade de produzir em alta escala e o dobro do que a Alemanha produz atualmente.
Com o inicio do projeto e a instalação das placas solares fotovoltaicas flutuantes no lago a usina híbrida contará com uma potência total de 2,2MW na hora de maior radiação do dia. O resultado é o abastecimento de 1,25 mil famílias, em 21 cidades aos arredores da usina atendidas.