Os valores de energia elétrica mais uma vez tiveram reajustes aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), desta vez concedido para a empresa Elektro, que atende 2,6 milhões de unidades consumidoras em 223 municípios do estado de São Paulo e 5 no Mato Grosso do Sul.
O reajuste entrou em vigor nesta semana e os valores foram calculados conforme estabelecido no contrato de concessão, a ANEEL faz o cálculo considerando a variação de custos em relação a prestação de serviços.
A Elektro teve seus valores reajustados em decorrência de componentes financeiros, sendo muitos deles relacionados à compra de energia e também ao risco hidrológico. Ambos componentes representaram números expressivos do reajuste, sendo 13,36 pontos percentuais do total de 24,42% aprovado.
Em 2019 a previsão é de mais aumento, já que não é prevista nenhuma melhoria, mas sim uma atenuação do atual estado financeiro. Até lá os valores atuais de reajuste são: 23,12% em unidades residenciais, 23,20% em empresas com baixa e média tensão e 26,75% em indústrias com média e alta tensão.
Na contramão dos aumentos, a energia solar fotovoltaica tem seus valores cada vez mais baixos, devido as novas tecnologias e investimentos. Hoje é possível contar com projetos acessíveis que proporcionam retorno breve. Residências, empresas, indústrias, escolas e outros locais já investem em energia renovável, muitas delas já obtêm lucro sobre o investimento.