A cidade de Vitória contará a partir de agosto deste ano com uma usina de geração de energia solar. Além do baixo custo de operação, a usina proporcionará baixa manutenção e economia direta para o município. Com obras em andamento, a estrutura já tem partes montadas e está sendo construída na área de estacionamento da Praça do Papa, na Enseada do Suá.
Em nota, a prefeitura declarou que serão instaladas 540 placas solares fotovoltaicas, em uma área que chega a aproximadamente mil metros quadrados, local este que recebe incidência de luz solar direta. Todas as placas resultarão em uma energia que será utilizada para colocar em funcionamento as luminárias da cidade.
A economia esperada é grande e pode gerar um total de R$100 mil por ano. O projeto não é o único no planejamento da cidade, a prefeitura também tem planos de colocar placas de energia solar fotovoltaica no estacionamento de um estádio local. Ambas usinas terão um custo de R$1,4milhão, valor que será rapidamente revertido com a economia gerada.
Fonte: Prefeitura de Vitória
Foto: Prefeitura de Vitória